ENSINO FUNDAMENTAL
Anos Iniciais: Abayomis Orixás
Orientações para a atividade
A abayomi é uma boneca negra feita apenas com tecidos e nós, sem necessidade de agulhas, linhas ou botões. Ela foi criada pela ativista do movimento de mulheres negras e artesã de bonecas maranhense Lena Martins, em 1987. Nesta atividade, sugerimos que as crianças criem abayomis para representar os personagens da animação Oxum e o poder feminino. Primeiramente, você pode passar a animação para as crianças assistirem. Depois, propor uma roda de conversa para dialogar com elas sobre os personagens e os significados do mito.
Aproveite a ocasião para falar sobre a importância da oralidade para a cultura desses povos, no passado, e também para informar que as sociedades iorubás ainda existem e que, atualmente, elas transitam entre a escrita e a oralidade, entre os saberes tradicionais e os contemporâneos, mostrando a dinamicidade dos processos culturais. Também, é oportuno retomar ou informar às crianças que o Brasil também foi constituído com o legado desses povos. Nesse momento, cabe ao professor verificar a melhor forma de abordar essa questão, conforme o que já foi trabalhado em sala de aula com as crianças sobre o assunto.
Separe retalhos de tecido para as crianças e organize-as em grupos; cada grupo pode ficar responsável pela criação da abayomi de um dos personagens que aparecem na animação. Separe alguns materiais para elas fazerem também as insígnias dos orixás da história, como o abebé de Oxum. Após a confecção das bonecas, se houver tempo didático, você pode pedir para as crianças ensaiarem e encenarem o mito, utilizando as bonecas.
Sobre a origem da abayomi
Algum tempo depois da criação da abayomi por Lena Martins, começaram a surgir lendas que associavam a origem da boneca à escravidão. Contavam, por exemplo, que durante a travessia pelo Atlântico, nos navios negreiros, mães africanas rasgavam suas vestes e com os retalhos criavam para seus filhos pequenas bonecas que os acalmavam e serviam como amuleto de proteção.
Para Lena Martins, assim como para muitos especialistas em relações étnico-raciais, a criação dessas lendas se relaciona com o racismo: “É o de sempre, […] quando se fala de preto, colocam correntes e outras coisas degradantes. Ou ele é vítima passiva ou ele é o algoz, no caso, bandido. […] Não podemos ter uma história legal, que estão sempre querendo nos colocar na pior situação. Esse tipo de história é sempre para quebrar o nosso imaginário, nos diminuir, para que não tenhamos outro tipo de expressão e de força.”
Caso alguma criança traga uma dessas lendas sobre a boneca, aponte que ela é falsa. Você pode ler com a turma a história de vida de Lena e de como ela criou a boneca. Destacar a beleza e a engenhosidade do seu trabalho como artesã, mostrar algumas fotografias de suas obras e falar da importância da atuação dela dessa arte-educadora na formação de crianças e adultos.
Em geral, para crianças pequenas, o combate ao racismo e ao preconceito é mais eficaz por meio da apresentação e valorização da cultura e do protagonismo negros e indígenas, do que por meio da crítica a situações, narrativas, representações e comportamentos racistas. Isso porque, muitas vezes, ao seguirmos o caminho da crítica, acabamos por apresentar elementos racistas com os quais a criança nem tinha tido contato. Quando necessário fazer a crítica, seja por alunos apresentarem comportamento racista, seja por trazerem ideias/narrativas racistas à sala de aula, dentre outras situações, a intervenção crítica se faz necessária, mas deve ser feita com bastante sensibilidade e cuidado de forma a não abalar a autoestima e a identidade das crianças.
SAIBA MAIS
ABAYOMI. Boneca Preta Brasileira. Site de Lena Martins.
Disponível em: https://www.bonecaabayomi.com/
ABAYOMI. Documentário etnográfico. Observatório do Patrimônio Religioso – Unirio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2gNZj2CGd9A
CONHEÇA a verdadeira origem da boneca Abayomi. Lupa do bem, 5 maio 2022.
Disponível em: https://www.lupadobem.com/conheca-a-verdadeira-origem-da-boneca-abayomi/
VEJA o passo a passo para construir sua boneca Abayomi. SP Leituras, 10 jun. 2021. Disponível em: https://spleituras.org.br/noticia/veja-o-passo-a-passo-para-construir-sua-boneca-abayomi
ENSINO FUNDAMENTAL
Anos Finais: O poder feminino – As mulheres na sociedade brasileira
Orientações para a atividade
A partir da apreciação da animação Oxum-Osun: o poder feminino, e da sensibilização e reflexão por ela provocadas, proponha que os alunos e as alunas formem grupos e pesquisem sobre a atuação e o lugar das mulheres e, em especial, das mulheres negras, na sociedade brasileira, com foco nas suas atividades profissionais e domésticas.
Durante a investigação, oriente a turma a anotar os dados e as informações mais interessantes e relevantes, fazendo sínteses e anotando suas fontes de pesquisa, além de salvarem imagens ilustrativas sobre o tema.
Espera-se que os estudantes e as estudantes sejam capazes de escolher fontes fidedignas e de boa qualidade. Se necessário, ajude a turma a filtrar as fontes mais adequadas, auxiliando-os a refinar a busca com palavras-chave adequadas; dar preferência a sites ligados a instituições socialmente reconhecidas, como universidades, revistas científicas, centros de pesquisa etc.; reconhecer os autores de um texto ou vídeo, checando a sua biografia; utilizar a Wikipedia como referência, mas não como fonte principal etc.
Também é importante que os/as estudantes aprendam a fazer as referências das fontes empregadas em seus textos.
A partir das descobertas e dos materiais reunidos, convide a turma a criar alguns cards ou imagens, com o objetivo de divulgar às pessoas que usam redes sociais, como Instagram ou Tik Tok, a dimensão e a importância dos trabalhos realizados por essas mulheres, além da necessidade de valorizá-las.
Algumas questões se destacam no estudo dessa temática e podem ser colocadas como eixos para o desenvolvimento de suas sínteses: a concentração de mulheres nos dos trabalhos domésticos e de cuidado; a desvalorização, a invisibilidade e não remuneração dos trabalhos domésticos; os salários das mulheres mais baixos do que os dos homens, na mesma função; a empregada doméstica como um desdobramento de como a abolição se deu e das desigualdades sc etc.
O Canva é um aplicativo interessante para a criação de cards e sua versão gratuita já viabiliza a feitura do material. Ele pode ser encontrado em: Canva. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/
Sugerimos a criação de um perfil específico na rede social para os alunos e as alunas disseminarem os cards com suas pesquisas.