Projeto Animafro lança mais uma animação: Oxum – Osun: O poder feminino
Animafro é um projeto idealizado por Célia Harumi Seki, produtora audiovisual que tem em sua carreira curtas-metragens premiados como Iemanjá – Yemoja: A criação das ondas, Histórias de concreto e Brincando de gente grande. Realizado em parceria com a Fazenda Produções Culturais e com a Primavera Filmes, foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas e celebra a cultura afro-brasileira através da técnica da animação.
Atendendo às leis 10.639/03 e 11.645/08, oferece a educadores, estudantes e interessados, recursos para conhecer a cultura afro-brasileira, contribuindo para uma educação voltada ao antirracismo, à tolerância religiosa e à diversidade cultural brasileira.
A animação reconta um mito de Oxum: no começo do mundo, quando todos os orixás chegaram à Terra, os borós – orixás masculinos — faziam reuniões para tomar suas decisões e não convidaram as iabás – orixás femininas. Oxum não aceitou essa situação e, para mostrar a sua força e a importância de sua opinião, deu uma lição aos borós.
Por meio de elementos lúdicos, recursos visuais e da riqueza estética africana, a cultura dos orixás e seus sistemas de conhecimento do mundo vão sendo introduzidos ao público, dando forma às visões originais e criativas da mitologia afro-brasileira, historicamente construídas e elaboradas em negociação da cultura africana com a cultura brasileira, sendo parte intrínseca da identidade nacional.
O projeto, financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, disponibiliza, além das animações, tutoriais de animação, materiais de aprofundamento para alunos e para o público em geral, conteúdos de apoio a educadores e informações dos bastidores das produções, visando o compartilhamento de conhecimentos e a aplicação das animações e do tema da cultura afro-brasileira em sala de aula. Esses recursos podem ser acessados de forma livre e gratuita no site www.animafro.com.br.
Também será distribuído gratuitamente o livreto Oxum – Osun: O poder feminino, cuidadosamente escrito por Cristina Astolfi Carvalho, voltado sobretudo ao público infantojuvenil, contendo informações do projeto, conteúdos educativos e informativos sobre o tema da animação. Esse material impresso será distribuído a casas de cultura, entes da Administração Pública, entidades culturais e privadas sem fins lucrativos, bibliotecas públicas e outras instituições que se interessem pelo material.