Com o intuito de realizar ações positivas para a difusão da cultura afro-brasileira, Animafro é um projeto que aborda a mitologia africana através da realização de uma série de animações stop-motion (quadro-a-quadro). Em conectividade com a Lei 10.639/11.645 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino, o projeto aborda uma área temática pouco explorada nos campos da animação e da pedagogia.
As animações são feitas utilizando uma mescla de técnicas, com predominância da técnica animação de sombras. Um dos objetivos das pesquisas técnicas e estéticas, foi fazer escolhas que possibilitassem a sua reprodução a partir de materiais acessíveis, permitindo assim, que o interlocutor se empodere desse modo de fazer compartilhado e possa desenvolver outros mitos africanos, com celular e recortes em papel, por exemplo. A ideia de representar os personagens com silhuetas busca apresentar referências sem esgotar as possibilidades da imaginação única e singular de cada pessoa.
Missão
Nossa missão é criar, desenvolver e divulgar materiais lúdicos e criativos que favoreçam o reconhecimento e a valorização da história, da identidade e da cultura de raízes africanas no Brasil.
Visão
Realizar ações positivas para a difusão da cultura afro-brasileira através do entretenimento audiovisual e oferecer ferramentas criativas para o desenvolvimento, tanto de conteúdo, quanto do fazer artístico, para o enfrentamento ao preconceito e à discriminação, favorecendo o (re)conhecimento de manifestações culturais afro-brasileiras e a pluralidade étnico-racial.
Valores
- Valorização da identidade e da cultura brasileira
- Valorização de profissionais independentes
- Criatividade
- Multidisciplinar
- Generosidade
- Compartilhamento de conhecimentos
Metodologia
- Divulgar a cultura afro-brasileira em linguagem simples e acessível
- Incentivar a criação e desenvolvimento do fazer artiístico próprio