Valorização da Cultura Afro Brasileira

Locais, sites, museus e istituições indicados com seus benefícios e links


Casa de cultura Tainã Divulgação

Casa de Cultura Tainã

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade cultural e social sem fins lucrativos, fundada em 1989 na cidade de Campinas/SP por moradores da Vila Castelo Branco e região. A Casa possui ampla experiência acumulada ao longo de mais de vinte anos de divulgação e preservação da cultura de matriz africana.

O objetivo da entidade é possibilitar o acesso à informação, fortalecendo a prática da cidadania e a formação da identidade cultural, visando contribuir para a formação de indivíduos conscientes e atuantes na comunidade através  de atividades, oficinas e shows realizados fora da entidade.

Alguns projetos da Casa de Cultura Tainã são:

LINKS:

http://www.taina.net.br:8080/

http://www.taina.org.br/

https://www.facebook.com/CasaDeCulturaTaina


Foto Divulgação

Casa de Cultura Afro Fazenda da Roseira

A Casa de Cultura AFRO Fazenda Roseira está instalada na casa da antiga sede da Fazenda Roseira. A casa, foi construída a partir do final do século XIX, de pau a pique (taipa) e tijolos e foi entregue como Equipamento Público Comunitário à Prefeitura Municipal de Campinas – mediante a chegada do loteamento em construção em 24 de agosto de 2007. A fazenda tem várias riquezas naturais, diversos tipos de árvores nativas e exóticas, horta e canteiro de ervas africanas. Esta fazenda deu origem, além do Jardim Roseira, outros dois bairros: a Vila Perseu Leite de Barros e o Jardim Ipaussurama. Desde 2008 vem sendo gestada pela Associação do Jongo Dito Ribeiro, representante do coletivo de entidades da Comunidade Negra de Campinas – Associação Amigas e Amigos da Fazenda Roseira, desenvolvendo atividades de cultura afro, ambiental e lazer.

LINK: http://fazendaroseira.blogspot.com.br/


logo divulgação

A cor da Cultura

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

LINK: http://www.acordacultura.org.br/oprojeto

 


imagem divulgação

Geledés

Geledés, formado em 1988 e com sede em São Paulo, é uma Organização Não Governamental voltada ao enfrentamento do preconceito racial e de gênero na sociedade brasileira e tem o objetivo de desenvolver propostas de políticas públicas que promovam a equidade de gênero e raça.

LINK: http://www.geledes.org.br/

 


imagem divulgação

IdentidÁfrica

Com downloads gratuitos para professores, alunos e interessados, IdentidÁfrica surgiu da necessidade do acesso a material de apoio didático literário voltado para o tema africanidade e afins. O site tem como principal link de acesso a página “Nomes Afro e Africanos e Seus Significados”, que recebe milhares de visitas diárias em busca do material. Também disponibiliza alternativas variadas para trazer para nosso dia a dia a cultura africana. Todas as obras, os livros e periódicos disponíveis no site possuem permissão para o download gratuito.

LINK: http://rmirandas.wix.com/identidafrica


Imagem Divulgação

Fundação Cultural Palmares

No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A FCP comemora meio quarto de século de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

LINK: http://www.palmares.gov.br/


imagem divulgação

Contos de Ifá

Contos de Ifá é uma plataforma educativa de jogos de aventura baseada na mitologia de matriz africana, nas histórias dos orixás.

LINK: www.contosdeifa.com


logo divulgação

Museu AfroBrasil

O Museu Afro Brasil  é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

LINK: http://www.museuafrobrasil.org.br/


logomarca divulgação

Ação Educativa

A Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994. Sua missão é promover direitos educativo, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

LINK: http://www.acaoeducativa.org.br/