Mesa multi camadas

Uma ferramenta muito utilizada nas animações quadro a quadro, presente em qualquer técnica manual de manipulação, é a mesa multicamadas. Plataforma com várias superfícies transparentes (vidros, acrílicos, acetados etc.), ela captura imagens quadro a quadro, cada camada permitindo um ajuste específico, independente da camada anterior ou posterior.

Assim, o cenário pode se movimentar para um lado, enquanto a personagem caminha para o outro, ou duas ou mais personagens podem interagir em diferentes posições e movimentos. As possibilidades são muitas, pois as camadas estão separadas umas das outras. A câmera de filmagem fica fixada em cima das camadas, e um jogo de luz completa o set de filmagem.

No caso do Animafro, a técnica de sombras exigiu o uso de uma mesa de luz embaixo de todas as camadas, para que as personagens e cenários recortados se destacassem no processo de filmagem, quase em negativo.

Veja diferentes tipos de mesas de filmagem:

 

mesa multi camadas web  Ali-Clark-animating-the-opening-title-sequence-to-Journey-Proud-on-a-multi-plane-animation-table  mesa multi camadas web

Agora apresentamos a mesa multicamadas do Animafro, inteirinha feita à mão. Trabalhar em uma mesa multicamadas foi fundamental para o sucesso do projeto.

 

mesa multi camadas Animafro      Mesa multi camadas Animafro

Mesa multi camadas Animafro      mesa multi camadas Animafro

E trabalhar em uma mesa multi camadas foi fundamental para o sucesso do projeto de animação de sombras de mitologias afro-brasileiras.

Harumi na mesa multi camadas Animafro  Harumi na mesa multi camadas Animafro  Harumi na mesa multi camadas Animafro

Veja também: Mesa multicamadas passo a passo.
Clique aqui