Como fazer um peixe articulado

 1. Para fazer um tubarão-martelo ou um peixe qualquer, utilize as seguintes ferramentas:

  • lapiseira para traçar o desenho
  • tesoura
  • estilete de precisão

Você também utilizará:

  • papel de sua escolha para cortar
  • linha preta e agulha
  • miçanguinha preta

     2. Traçe o desenho e recorte-o usando o estilete e a tesoura.

– Observação: No tubarão-martelo do Animafro, escolhemos dois pontos de articulação, traçamos cada parte separadamente e deixamos uma borda arredondada a mais nos lugares de junção de uma parte e outra. O número de articulações depende dos movimentos que se deseja atribuir ao boneco, quanto mais detalhados os movimentos, mais articulações serão necessárias. Nossa dica é observar os movimentos na “vida real” do objeto ou ser que se deseja animar, fazer rascunhos e testes para decidir onde serão os pontos de articulação. No nosso caso, um cardume de tubarões-martelo passam nadando pela cena, para isso fizemos dezenas de tubarões de tamanhos diferentes, por isso não colocamos muitos pontos de articulação.

     3, 4 , 5 e 6. Com a linha, a agulha e as miçanguinhas, “costure” as partes, deixando uma miçanguinha de cada lado para segurar a costura. Finalize com alguns nós bem firmes para reforçar a costura. Para cada ponto de articulação, use duas miçanguinhas, uma para cada lado da peça.

Existem outras formas de unir as partes, tem gente que usa colchetes de papelaria, arame, barbante etc. No nosso caso, depois de alguns testes, ficamos com a opção aqui descrita, pois como a peça é pequena, os colchetes ficavam aparecendo e o arame não ficou tão firme. Além disso, a miçanguinha preta com linha preta ficou bem discreta desaparecendo na peça.
     7 e 8. Pronto, agora você tem o seu peixe.

Um bom vídeo para quem quer descobrir mais sobre bonecos articulados é o da pioneira na animação de silhueta, Lotte Reiniger, que fez os primeiros filmes de animação entre 1923 e 1926, na Alemanha. O vídeo está em inglês (mas as imagens são bem informativas).